Lipa Rima Com Pipa

|by Ana Vougo

Portugal de Luto

Estou sem palavras.

Sábado estava no Batizado do filho de uma amiga muito querida, quando ao final do dia, soube que uma tragédia sem igual estava a acontecer no nosso país.

Imaginei que este calor todo fosse provocar alguns fogos…mas nunca pensei que tamanha desgraça assim se fosse dar.

Pedrógão Grande está de luto. O país está de luto.

Começamos agora a conhecer as histórias e os rostos dos mais de 60 mortos neste incêndio infernal.

Crianças, jovens, homens e mulheres, pessoas de todas as idades, animais… tudo morto pelo fogo.

Não sendo, e ainda bem, a primeira a dizê-lo, quero salientar que os nossos Bombeiros são de facto grandes heróis. Maiores que o Batman, o Super Homem ou o Capitão América.

Os Bombeiros são HERÓIS a sério, de verdade, maiores que eles mesmos na sua coragem e força. Eles sabem para o que vão mas nunca sabem se voltam mas nem esse receio os faz pensar duas vezes ou os trava.

Eles vão e dão tudo o que são e o que têm por quem não lhes é nada. Sem pedirem nada dão tudo. Sem esperarem nada dão tudo.

HERÓIS!

O meu muito obrigada a todos os Bombeiros! Obrigada!

Os incêndios infelizmente continuam. O tempo quente e o vento forte não está a ajudar. No momento em que escrevo este post estão 13 localidades a ser evacuadas e existem fogos ativos com grande intensidade em Góis e Avelar.

Os Bombeiros precisam da nossa colaboração, os nossos precisam de nós.

Os portugueses desde Domingo uniram-se e têm ajudado como podem. Eu própria já ajudei como pude, em chamadas e na entrega de bens que são necessários.

Não me interessa minimamente se as operadoras “comem” dinheiro com isto ou o Estado. Marimbei-me. Perante o que se passa isso é irrelevante. Eu só quero ajudar.

Deixem isso para discutir depois. Primeiro há que ajudar! Temos que pensar maior e sermos maiores perante este momento de desgraça, pânico e dor.

Vamos lá todos ajudar. Sejamos solidários.

Como ajudar?

Assim:

Ligando o 760 100 100 (0,60€ mais IVA)

 Doando bens alimentares e material médico aos bombeiros

– Fazendo transferência monetária para contas solidárias como a da Caixa Geral de Depósitos (IBAN PT50 0035 0001 00100000330 42), Novo Banco (IBAN PT50 0007 0000 0034046195023), Milenium BCP (IBAN PT50 0033 0000 45507587831 05) ou Santander Totta (IBAN PT50001800034483236802039).

Ajudem por favor!

Conheço pessoas que perderam familiares e amigos nestes últimos dias. Através do Facebook posso sentir, ao ler, a dor que lhes consome o coração e a revolta que sentem.

Força para todos!

Ninguém merece morrer assim. Ninguém merece viver um pesadelo destes sem fim.

Que Deus tenha quem morreu e ajude os que ficaram.

Também não posso deixar de falar em algo que me deixou parva: ver a jornalista Judite de Sousa, no terreno, em direto ao lado do cadáver de uma mulher que o vento ajudava a mostrar ou vê-la em terreno interditado pelos Bombeiros a falar para as camaras ao lado de carros que foram comidos pelas chamas.

Não vale tudo!!! Não pode valer tudo!!!

Isto não é uma cena de uma novela da TVI, senhora.

Cara Judite, permita-me dizer-lhe que o que fez foi feio. Muito feio. A senhora mais que ninguém, deveria saber que há limites, conhecer estes tais limites, os mesmos que pediu para si há quase três anos quando o seu filho morreu inesperadamente.

Temos que ser humanos. Temos que entender que, repito, não vale tudo na luta pelas audiências. Mesmo que não a tenham respeitado como pediu na sua vez. Isso não pode ser desculpa para fazer o mesmo. Temos que ser coerentes.

Faltou-lhe noção e coerência. Faltou-lhe respeito. Faltou-lhe valores e moral.

Senhora Dª Judite, a senhora não só não esteve bem como não o consegue admitir…ou não o sabe. Tem a TVI a defendê-la e a senhora apenas diz que não faz comentários. Pois isso eu até acredito. Não há mesmo qualquer comentário justificável para o que fez.

Portugal é um país pequeno no mapa mas gigante nas suas pessoas e nos seus valores.

Três dias de luto nacional e uma dor que todos nós estamos a viver JUNTOS.

E é só este o ponto de situação que interessa de momento.

Força queridos HERÓIS!

Força meu Portugal!

Somos um só.

 

E que amanhã pelas 13horas se cumpra 1 minuto de silêncio e que esse mesmo silêncio grite alto em todos nós!

 

20 de Junho, 2017

 

[vc_column][vc_facebook][/vc_column]

1 thought on “Portugal de Luto

  1. Ainda estou incrédula, em choque, terrificada….
    Tivemos um dia tão bom, com calor a mais, é certo, mas tão divertido no baptizado! E quando cheguei a casa fiquei logo consternada.
    Só me apetece chorar e tento não pensar na angústia das pessoas a verem o fogo a chegar, a perceberem que não íam conseguir salvar-se e aos seus familiares, o pânico dos outros familiares e amigos que não estavam lá, sem saber noticias ou a pensarem se terão sofrido ou no que estariam a pensar… É horrível demais….Mas é impossível ficar indiferente!! Ninguém está livre de uma fatalidade destas…. E se fosse eu, ou os meus???
    Somos um pais pequenino, e temos algumas (muitas) pessoas pequeninas de mente… mas nestas alturas (infelizmente) é que se vê o quão grandes conseguimos ser… Neste momento, Portugal é Pedrógão Grande.
    A mim, e aos meus felizmente não aconteceu nada…. mas não deixo de sentir como se tivesse acontecido!
    E sim, todos DEVEMOS ajudar!!!
    Muita gente ficou apenas com a roupa que tem no corpo, perderam familiares, casas, carros, bens alimentares e de primeira necessidade e todo o conforto de uma vida…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com